top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Na estrada com o santo Reis

Data

outubro de 2018

Local

São Gonçalo/ Miracema-RJ

No final de 2018 acompanhei duas folias da cidade de São Gonçalo – Bandeira Estrela Nova do Oriente, do mestre Waldecy e a Bandeira Nova Flor do Oriente, do mestre Fumaça – em uma viagem até a cidade de Miracema, extremo interior do estado do Rio, para a festa de arremate da Folia de Reis Paz e Harmonia. Uma viagem longa e divertida ao lado de pessoas maravilhosas, exemplos de simplicidade e devoção. Meu primeiro encontro foi com o mestre Fumaça e seus foliões, em sua casa e também sede da Nova Flor do Oriente, no bairro Mutuá.
Após todos se vestirem e fazerem suas preces, seguimos juntos de ônibus para encontrar mestre Waldecy e seus foliões na sede da Estrela Nova do Oriente, no bairro Almerinda.
Ônibus cheio, instrumentos guardados... já era fim de tarde quando seguimos pelas estradas por cerca de 6 horas até chegar em Miracema, onde a festa já acontecia com força total. Seu Waldecy foi o primeiro a fazer sua chegada com a bandeira Estrela Nova do Oriente, seguido pelo mestre Fumaça e a Nova Flor do Oriente. Após os versos e cantorias das folias e a maravilhosa refeição oferecida pela folia da casa, foi hora de pôr a conversa em dia, matar a saudade e ficar junto de amigos queridos que, com muita sorte, conseguem se encontrar duas vezes ao ano. Depois da chegada de todas as folias convidadas, com o sol já teimando em nascer, foi hora da apresentação dos patrícios, figura característica na folia de reis, era o momento do “brinquedo do palhaço”: poetas jovens e velhos se revezavam mostrando grande energia em seus movimentos, profundo conhecimento sobre os textos bíblicos e a cultura do campo, além de grande capacidade de improvisar versos mesmo cansados de uma noite inteira de festa. O sol da manhã nos aquecia enquanto as duas folias gonçalense (as últimas na festa) se preparavam “pra se arretirar”. Parte do público resistia firmemente desde o início da noite anterior, outra parte chegava agora com a força de quem teve uma noite bem dormida. E assim, com alegria e grande emoção as folias foram acompanhadas até o ônibus, num clima de festa e união para voltarem à sua cidade com a certeza de dever cumprido. Deixo aqui registrado para o futuro essa experiência que tive dentro do universo que é a Folia de Reis. Cada pessoa, cada olhar, cada palavra, cada momento que vivo nessa tradição popular me inspiram, me ensinam e me mostram o que quero ou não levar desse mundo.

bottom of page