top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Ocupar pelo direito de morar!

Data

janeiro de 2016

Local

Rio de Janeiro, RJ

Quando me chamaram pra participar da ocupação de um prédio na região portuária do RJ não pensei duas vezes. O lugar, um antigo hotel abandonado há 14 anos, há mais de 10 era reivindicado para construção de apartamentos populares. Com o intuito de pressionar essas negociações, diversos movimentos sociais se uniram e articularam a ocupação do prédio.

Nosso encontro foi à meia noite na Rodoviária Novo Rio, em meio a tantas pessoas com malas e mochilas, nosso plano não levantava suspeitas. Às 3h partimos andando em direção ao antigo hotel no Morro do Pinto e numa ação rápida entramos no prédio que contava apenas com uma televisão ligada: o segurança havia saído pra dar uma volta. Em poucos minutos diversos pontos de luz e tomadas foram instalados, fogão e botijão de gás apareceram trazidos por uma kombi, água, alimentos... um mutirão de limpeza já organizava a área e reforçava os portões, nunca vi um lugar se transformar em tão pouco tempo, e então entendi o quanto esse prédio era importante para aquelas pessoas.

Junto com o sol, chegaram os funcionários da empresa de segurança, nossa segunda visita da manhã foi a PM com toda agressividade que lhes sobra, depois foi a vez da polícia federal com toda educação que fingem ter. Em todos esses momentos de tensão as lideranças dos movimentos se mantiveram calmas e firmes, discutindo, negociando e apresentando toda legalidade daquele ato de ocupar, isso me chamou atenção para o quanto é importante estudarmos e conhecer a fundo cada detalhe das causas que defendemos.

Após as visitas matinais o dia seguiu tranquilo, muitos apoiadores chegaram para somar forças, muitas reuniões, análises, conversas, doações de alimentos e água. O prédio tinha eletricidade, mas não possuía água, e são momentos assim que nos fazem dar valor às pequenas coisas da vida como abrir sua torneira e ter água abundante.

Sonhos e planos borbulhavam na cabeça e no coração daquelas pessoas maravilhosas. E assim, no dia 15 de janeiro de 2016, nascia a Ocupação Vito Giannotti que segue firme até os dias de hoje, um sopro de força e esperança na "cidade maravilhosa".

bottom of page