Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Providência Water Club
Data
janeiro de 2015
Local
Rio de Janeiro, RJ
Sobre o Direito à Moradia, não estamos falando apenas de ter um teto sobre nossas cabeças, mas ter um lar seguro, livre do risco de remoções, com infraestrutura básica (luz, água, esgoto), escola, hospital, área de esporte e lazer... ainda estamos distantes de tudo isso que é básico, mas sempre damos nosso jeito.
Apelidei essa série de "Providência Water Club", e é sobre como damos um jeito de subverter a opressão que sofremos pra insistir em sermos felizes.
Cada favela é de um jeito, não tem como generalizar, cada comunidade tem seus hábitos e estilos de vida, e fotografar no Morro da Providência sempre foi muito curioso, as vezes você encontra moradores antigos ou lideranças comunitárias para conversar sobre passado/presente/futuro do morro, as vezes encontra um milhão de crianças querendo brincar, cantar, falar, fotografar com sua câmera... e as vezes não encontra absolutamente nada, como se fosse uma favela fantasma. Bom, era exatamente esse o clima quando eu, Rúbia Pella , Alessandro Falco e Valda Nogueira decidimos andar pelas escadarias e becos da favela, paramos num bar pra beber e puxar assunto, mas nada acontecia, tudo vazio, todas as casas e pessoas fechadas, apenas o calor do verão nos fazia companhia. Foi quando dobramos num beco e demos de cara com a cena: duas piscinas, música alta, cerveja, comida, mangueiras jorrando água e uma galera alucinadamente feliz. Fomos avistados e a multidão veio aos gritos em nossa direção, como se fôssemos os convidados que faltavam chegar na festa. Minha reação foi a mais óbvia e instintiva: tirei a mochila, o tênis e me entreguei ao grupo de pessoas que fez questão de carregar cada um de nós nos braços e jogar na piscina! Pronto, a melhor forma de se conectar ao outra, através da festa, da alegria, da diversão. É lindo quando estamos conectados.
Passamos uma refrescante tarde no Morro da Providência ao lado de pessoas maravilhosas, descemos o morro de alma e corpo lavados, cheios de ótimas fotos e memórias desse dia tão marcante.
Deixo a última foto em homenagem à Valda, nossa amiga sempre presente no momento presente, sempre conectada ao todo. Obrigado pela inspiração e energia, Valda. Obrigado por tudo!