top of page

Ottozine

Fotografias de Renan Otto

  • ottomaisotto

Dona Flor

Compartilho com vocês uma pequena aventura, do tipo dessas que a gente gosta. Aconteceu ano passado quando estive em Alto Paraíso de Goiás e ouvi falar de Dona Flor, uma senhora de 80 anos, quilombola, parteira, raizeira e moradora do Moinho, um vilarejo no coração da Chapada dos Veadeiros, a 12km de Alto Paraíso.


Eu, rapaz de São Gonçalo, acostumado a pedalar muito mais que isso (no reto e no asfalto) não pensei duas vezes, arrumei uma bike e fui tentar conhecer a Dona Flor. Preparei a mochila com água, câmera, papel, lápis, alimentos e parti rumo ao Moinho, com a esperança de que na volta a mochila estaria mais leve.


Pedalar e fotografar, duas atividades que me fazem feliz e livre, e finalmente juntar as duas foi uma ótima experiência. Ver a paisagem no tempo da pedalada, parar onde e quando quiser pra fazer uns clicks, observar no horizonte o cerrado em chamas, invadir um curioso cemitério, cantar nas descidas, xingar nas subidas, só de lembrar já me bate uma paz rs.


Ao cruzar a ponte na entrada do Moinho constatei que havia descido muito mais do que subido, sinal de que a volta seria bem cansativa. Mas deixei esse assunto pra depois, tinha coisas mais importantes pra fazer: tomar um banho na Cachoeira dos Arcanjos pra tirar todo barro que me cobria e conhecer o vilarejo e a Dona Flor.


Após uma volta no lugar, empurrando a bicicleta pra cima e pra baixo, cumprimento uma senhora encostada no portão ao lado da igreja, ela responde com algo que não escuto e então, como um bom fotógrafo catador de história, me aproximo pra puxar assunto. Sem saber que "ela era ela", começamos a conversar sobre o Moinho, a igrejinha, as festas dos santos, até que ela se apresenta: eu estava ali papeando com Dona Flor que me contou mais um milhão de causos e histórias enquanto abria sua lojinha e mostrava seus licores, garrafadas, geleias... foi um desses dias felizes em que você perde a noção de tempo.


Saí do Moinho já de noite, a mochila muito mais pesada com os produtos da Dona Flor e uma longa subida pela frente, acompanhado somente pela lua e pelo horizonte vermelho ainda em chamas.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page